domingo, 8 de junho de 2008

Perea faz dois e se afirma como artilheiro do Grêmio na temporada

O atacante Perea, que não havia participado da partida do final de semana passado, única derrota do Grêmio na temporada - 2 a 1 para o Vasco -, porque estava servindo a seleção da Colômbia, retornou ao time neste domingo, e foi o principal jogador do time, fazendo os dois gols da vitória sobre o Fluminense por 2 a 1.
O jogador saiu de campo ovacionado pela torcida, mas dizendo que mais importante que aumentar seu número de gols foram os três pontos. "O que interessava era a vitória, diante de uma equipe difícil", declarou o colombiano, que totaliza dez gols no ano, três deles no Brasileirão.
Perea, após dizer, na saída do gramado, que voltou a jogar com confiança após ter passado por um jejum que o intranqüilizava, disse que a reviravolta ocorreu "com a ajuda dos meus companheiros".
Ele marcou o primeiro dos dois gols no Fluminense aos 22min do primeiro tempo, mostrando oportunismo, após o rebote dado pelo goleiro Fernando Henrique. O segundo saiu aos 10min da etapa final, num contra-ataque, quando da entrada da grande área bateu forte e rasteiro no canto direito da neta inimiga.
Esforçado, ainda recebeu um cartão amarelo nos instantes finais da partida, mas nada que diminuísse sua importância na partida, na qual foi o principal destaque.

Grêmio 'ignora' titulares do Flu e vence o finalista da Libertadores

Finalista da Copa Libertadores, o Fluminense usou na chuvosa tarde deste domingo a sua equipe principal pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. Mas os comandados de Renato Gaúcho não foram páreo para o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Guiados por Roger e Perea, os donos da casa venceram o duelo de tricolores por 2 a 1.
Assim, o representante gaúcho volta a vencer no Campeonato Brasileiro e segue na linha de frente da tabela, ao contrário dos cariocas, que afundam na lanterna da competição.
O gol de Dodô, em cobrança de pênalti, não foi suficiente para o Fluminense, empacado em 20º colocado com um ponto. A luta pela reação na tabela continua contra o Santos (12/6) e o Coritiba (22/6). Depois, o foco vai para a primeira final da Libertadores da América, contra a LDU, do Equador.
A equipe de Celso Roth chega aos 10 pontos graças à grande atuação do camisa 10 e aos dois gols do atacante colombiano. Na próxima rodada, sábado (14/6), tenta manter o bom momento enfrentando o Goiás no Serra Dourada.
Com a bola no chão, as duas equipes jogavam limpo, dando ritmo veloz ao início equilibrado do confronto. Os donos da casa tinham mais posse de bola, mas os cariocas, bem posicionados, tocavam a bola com qualidade e controlavam a postura agressiva do adversário. Mas na insistência a equipe gremista conseguiu sair na frente.
Aos 23min o meia Roger, de atuação destacada, cobrou escanteio da esquerda. Pereira cabeceou bem e Fernando Henrique salvou, mas Perea, oportunista, estava na pequena área para aproveitar o rebote: 1 a 0. Abalado com o gol, o Fluminense perdia o meio-de-campo e não conseguia atacar. Thiago Neves quase empatou numa bela cobrança de falta aos 44, que a bola passou rente ao travessão, mas o resultado não mudou até o intervalo.
Insatisfeito com a vantagem, o time gaúcho voltou do intervalo pressionando. E não demorou para o colombiano Perea fazer seu segundo gol. Aos 10, ele recebeu na esquerda, passou pelo marcador e, de bico, colocou no canto direito. O 2 a 0 tirou a tranqüilidade do Fluminense. Thiago Neves acertou uma cotovelada em Felipe Mattioni, foi expulso e gerou pequeno tumulto.
Com um a mais em campo, o tricolor gaúcho tomou controle total do jogo, e trocava passes sem pressa enquanto a torcida pedia "olé". Numa bola alçada na área, Reinaldo cometeu pênalti em Dodô. O atacante cobrou forte, no canto direito, sem chances para Victor: 2 a 1. Embalado, o Fluminense foi pra cima, chegou a pressionar, mas a reação veio tarde demais e o resultado já estava definido.

GRÊMIO
Victor; Léo, Pereira e Réver; Felipe Mattioni (Anderson Pico), Eduardo Costa (Amaral), Rafael Carioca, Roger e Hélder; Reinaldo (Makelele) e Perea
Técnico: Celso Roth
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Luiz Alberto, Thiago Silva e Roger; Ygor (Arouca), Darío Conca, Thiago Neves e Dodô; Cícero (Maurício) e Washington (Tartá)
Técnico: Renato Gaúcho
Data: 8/6/2008 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Evandro Roman (Fifa/PR)
Assistentes: José Pontarolo e José Carlos Passos (PR)
Cartões amarelos: Ygor, Luiz Alberto, Dario Conca (Fluminense); Felipe Mattioni, Eduardo Costa, Pereira, Roger, Reinaldo, Perea (Grêmio)Cartão vermelho: Thiago Neves (Fluminense)
Gols: Perea (aos 23min do primeiro tempo); Perea (aos 10min), Dodô (aos 32min do segundo tempo)

Tricolores gaúcho e carioca buscam vitória e reação no Sul

Os tricolores Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, em situações bem diferentes na tabela, mas com objetivos parecidos. A palavra-chave das duas equipes é recuperação. A questão é que o Tricolor gaúcho, em quinto lugar com sete pontos, está numa situação pior do que o Flu, lanterna com apenas um ponto em 12 disputados. A torcida gremista vive às turras com o técnico Celso Roth, enquanto a do Tricolor carioca está em lua-de-mel com Renato pela campanha espetacular na Libertadores.
A TV Globo transmite a partida ao vivo para todo Brasil, menos Porto Alegre, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir de 15h50m.

Balança de tricolores
O jogo no Olímpico, portanto, deve apresentar uma situação curiosa: os gremistas certamente voltarão a ovacionar Renato, maior ídolo da história do clube, mas é improvável que faça o mesmo com o ainda contestado Celso Roth, que vem recebendo vaias quando seu nome é anunciado no sistema de som do estádio. Para o meia Roger, é uma situação absolutamente normal.
- A torcida se manifesta de maneira favorável ou contrária a partir do que acontece dentro de campo. Um pedido meu (para que a torcida não vaie Roth) não vai convencer ninguém.
O Grêmio prega todo o respeito do mundo ao Flu. O próprio Roger, apresentado ao futebol brasileiro pelo clube das Laranjeiras, acredita que a classificação do adversário à final da Libertadores prova que trata-se de um dos melhores times do continente. Para encarar a pedreira, a equipe gaúcha conta com o retorno do atacante Perea, que foi desfalque na derrota de 2 a 1 para o Vasco porque estava a serviço da seleção colombiana. Ele formará ataque com Reinaldo. Na lateral esquerda, Hélder deve voltar. No outro flanco, o Grêmio não terá Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Felipe Mattione terá sua chance.
Durante a partida, Roth poderá colocar em prática a variação do 3-5-2 para o 4-4-2, com a passagem de Réver para a função de volante e a liberação de Rafael Carioca para auxiliar Roger na articulação. O camisa 10 reclamou durante a semana que está isolado na função e, por isso, acaba desgastado.

Enfim, os titulares
No lado tricolor, Renato escalará pela primeira vez no Brasileirão seus principais jogadores. A única ausência está na lateral esquerda. Junior Cesar, com dores musculares devido ao excesso de jogos, será substituído por Roger, outro ídolo gremista, campeão da Libertadores de 1995. O atacante Dodô, que tem cobrado uma chance no time titular, pode ganhá-la nesta partida. Nesse caso, entraria no lugar de Cícero.
A última colocação, segundo Renato, não é problema para o Fluminense. O treinador tricolor faz questão de dar crédito ao grupo e apostar que o time ainda vai longe na competição.
- Nós traçamos um planejamento e estamos cumprindo. Quem tudo quer, nada tem. Estamos a cinco metros da Libertadores do ano que vem. Nós, Corinhians e Sport, mais ninguém. Portanto, nossas atenções ainda estão voltadas para a Libertadores. Mas já avisei para quem quiser se aproveitar de nós, que a hora é agora. Podem escrever que se o Fluminense ganhar a Libertadores, vai brigar pelo Brasileiro também. No ano passado, só não brigamos com o São Paulo porque não tínhamos atacantes de área, agora temos.

Pela 1ª vez com força máxima, Fluminense visita o Grêmio no Olímpico

Classificado para a final da Libertadores, o Fluminense vai usar neste domingo a sua força máxima pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. A equipe carioca vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio no estádio Olímpico, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da competição. Os donos da casa, que no último sábado sofreram diante do Vasco sua primeira derrota no torneio, tentam voltar ao G-4 (grupo de classificação para a próxima Libertadores).
Passadas quatro rodadas do Brasileirão, a equipe carioca se encontra na última colocação, com apenas um ponto, fato que não parece estar incomodando o técnico Renato Gaúcho, mais preocupado em conter a euforia de seu grupo pela inédita classificação para a final da Copa Libertadores, ocorrida na última quarta-feira.
Renato diz que a lanterna nesta arrancada no Brasileiro "não incomoda nem um pouco, até porque, tudo está acontecendo dentro do nosso planejamento". O técnico sabe, entretanto, que somar pontos é importante para evitar complicações futuras e é exatamente por isso que apenas o lateral-esquerdo Júnior César será poupado, entrando em seu lugar Roger, que assim como o próprio Renato é um dos grandes heróis da história gremista e certamente será - mais uma vez - aplaudido pela torcida gremista neste domingo.
E assim como o time visitante, também o Grêmio terá apenas um desfalque nesta partida e esse é igualmente um lateral. Paulo Sérgio, que atua pelo lado direito do time, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o jovem Felipe Mattioni será o substituto.
Com isso, a estrutura tática se mantém, mesmo que o meia Roger tenha reclamado durante esta semana que se sente sobrecarregado pelo fato de ser o único homem de criação no 3-5-2 do técnico Celso Roth. Apesar dos resmungos do atleta, o treinador nada muda. "Ele tem que ir para o sacrifício", declarou Roth, como que admitindo que a estrela do time está sendo muito exigida..
O Grêmio terá, contra o Fluminense, o retorno do atacante Perea, que não atuou contra o Vasco no último final de semana porque servia a seleção da Colômbia. Ele fará dupla ofensiva com Reinaldo, novo titular, após ter ganhado a posição de Soares.

Grêmio é superior ao Fluminense nos confrontos diretos

Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho leva vantagem no histórico dos confrontos diretos, joga no Olímpico e espera aproveitar o momento do adversário, que desembarca em Porto Alegre mais focado na Libertadores da América.
Em 32 encontros no Brasileirão, o Tricolor gaúcho venceu 13, contra 11 dos cariocas, além de oito empates. No Olímpico, a vantagem é maior nos 15 jogos: oito vitórias, três empates e quatro derrotas.O fator casa é importante no duelo, tanto que o Fluminense, no Rio de Janeiro, ganhou sete vezes, além de cinco empates e cinco derrotas.
No ano passado, o Grêmio fez 2 a 0 em casa no primeiro turno. No segundo, no Maracanã, houve empate por 1 a 1.
Neste domingo as equipes fazem a partida em momentos diferentes. Os gaúchos estão no quinto lugar com sete pontos, e tentam se aproximar da liderança. Os cariocas, na final da Libertadores, ocupam a lanterna da competição nacional, com apenas um ponto em quatro jogos.

GRÊMIO X fluminense
Jogos: 32
Vitórias do Grêmio: 13
Vitórias do Fluminense: 11
Empates: 8
Gols do Grêmio: 37
Gols do Fluminense: 36