quarta-feira, 11 de junho de 2008

Roger torce o tornozelo, mas DM acredita que ele joga em Goiás

O meia Roger, principal estrela do time do Grêmio que faz ótima campanha na arrancada do Campeonato Brasileiro, saiu mais cedo do treinamento da tarde desta quarta-feira. Sozinho, ele torceu o tornozelo e deixou o gramado suplementar, indo imediatamente começar o tratamento para garantir sua presença na delegação que nesta quinta-feira viaja para Goiânia, onde no sábado o time encara o Goiás.
Segundo informou o médico Márcio Bolzoni, em nome do DM gremista, o caso não é grave e o jogador deverá ter condições de jogar no Serra Dourada. Entretanto, somente na manhã desta quinta, após nova avaliação, o meia será confirmado no elenco que viaja.
A ausência de Roger seria um prejuízo enorme ao time do técnico Celso Roth, pois já são certos outros três desfalques. O zagueiro Pereira e o volante Eduardo Costa estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Perea serve a seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Para o lugar de Pereira, o escolhido por Roth é Jean. No lugar de Eduardo Costa jogará William Magrão, e apenas no ataque segue a dúvida, sendo que das quatro opções do técnico, Soares e Marcel são os candidatos mais fortes. No final da tarde desta quarta, Magrão falou sobre seu retorno e disse que espera recuperar a condição de titular no meio-campo gremista, condição que manteve no primeiro semestre do ano, antes de sofrer uma lesão muscular.
"infelizmente me lesionei na estréia do Brasileiro, mas agora, recuperado, recebo uma nova chance e espero ajudar o time a conquistar mais uma vitória", disse o volante, que na partida contra o Goiás, atuará numa função mais recuada do que normalmente faz. Um dos goleadores do Grêmio na temporada, com cinco gols, atuando com mais liberdade, ele informa que "dessa vez o professor disse que vou ser o primeiro homem de marcação no meio".

Quatro brigam por vaga do colombiano Perea no ataque do Grêmio

Está acirrada a disputa por uma vaga no ataque do time do Grêmio. Com a ausência de Perea, que foi servir a seleção da Colômbia que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo, quatro atletas estão de olho na posição. São eles Soares, Marcel, Jonas e Rodrigo Mendes. O escolhido fará dupla com Reinaldo.
A princípio a chance maior está com Soares, que era titular até duas rodadas atrás, enquanto Reinaldo recuperava-se de uma torção no joelho. Ele tem, o estilo de movimentação parecido com o de Perea. Mas o técnico Celso Roth, que gosta de fazer mistério para confundir os treinadores adversários, nada confirma.
"A equipe será definida com os trabalhos da semana. Todos os atletas são avaliados de acordo com os jogos e também com o rendimento nos treinamentos", comentou o treinador na sua entrevista coletiva do final da tarde de terça.
Pelo número de gols marcados na temporada, não há grandes vantagens entre os quatro concorrentes à vaga. Marcel, que chegou há pouco ao clube e ainda não começou um jogo como titular; e Rodrigo Mendes, que também não teve chance de iniciar uma partida, ainda não marcaram. Jonas, por sua vez, marcou três gols em 2008 e Soares apenas dois.

No sábado, Grêmio enfrenta o mau retrospecto em Goiás

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, sábado (14/6), o Grêmio enfrenta o Goiás no Serra Dourada, e terá um desagradável tabu a ser quebrado. Em Goiânia, o time gaúcho não vence uma partida há 11 anos e sete meses.
Nos tempos do técnico Luiz Felipe Scolari, o time tricolor ganhou pela última vez na capital goiana. Dia 5 de dezembro de 1996 fez 3 a 1 no Goiás pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram dez jogos, quatro empates e seis derrotas.

A equipe atual já teve a chance de acabar com o tabu nesta temporada, na segunda fase da Copa do Brasil, mas acabou perdendo de 2 a 1 para o Atlético-GO. "Lá é sempre difícil", resume o técnico Celso Roth. Ano passado, o Tricolor conseguiu um empate sem gols com o alviverde, mas nas duas temporadas anteriores o desempenho foi desastroso.
Em 2006 a equipe então comandada por Mano Menezes levou 4 a 0 do Goiás no Serra Dourada. O mesmo placar aconteceu na série B de 2005, quando a equipe gaúcha foi à Análpolis - 54km de Goiânia - e perdeu para a Anapolina.

Alex Dias é oferecido ao Grêmio, mas Roth não mostra interesse

O veterano atacante Alex Dias, que recentemente rescindiu contrato com Goiás, foi oferecido ao Grêmio. O jogador sonha em seguir os passos de Romário e atuar até os 40 anos, mas o clube gaúcho demonstra pouco interesse em contar com seu futebol. Mesmo elogiando, o técnico Celso Roth acredita que ele teria pouco espaço no atual elenco.
De acordo com o empresário João Rodrigues Cocá, Alex Dias tem opções, mas o interesse maior é atuar no Olímpico. "Tivemos algumas propostas, uma da França, mas a prioridade é ficar no Brasil", revelou. Aos 36 anos, o atacante acredita que ainda tem muito a dar dentro de campo.
"Quero provar que tenho condição de fazer como o Romário e jogar até os 40 anos. Minha vontade é grande, qualquer profissional gostaria de ser de um clube grande", comentou. No entanto, o comandante do plantel tricolor não se empolga com a possibilidade.
Roth trabalhou com Alex Dias em 2004, no Goiás, quando ele foi vice artilheiro do Campeonato Brasileiro. "Sou suspeito para falar, ele teve um momento muito bom comigo. Ainda tem vitalidade, qualidade técnica, mas estou satisfeito com as alternativas no elenco do Grêmio", sentenciou.