quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dupla Gre-Nal exagera nos cartões e aumenta fama de futebol viril

O futebol gaúcho ficou tradicionalmente conhecido pela força e virilidade, e apesar da fama não ser bem aceita, o elevado de número de cartões recebidos pela dupla Gre-Nal no Campeonato Brasileiro reforçam a tese. O Inter é recordista em expulsões, enquanto o Grêmio é quem mais recebeu amarelos e também cometeu mais faltas.
Só o zagueiro Sidnei, que cumpre suspensão no próximo domingo, contra o Vitória, já levou dois vermelhos, num total de cinco recebidos por jogadores colorados. Guiñazu, Edinho e Alex são os outros três que já desfalcaram a equipe. Em cartões amarelos a situação não é menos preocupante, uma vez que 22 já foram aplicados, atrás apenas do Sport (24) e o rival Grêmio (27).
O Tricolor gaúcho não é recordista só em amarelos. É também quem mais parou os jogos com falta: 167 no total. "Cartão é algo diretamente ligado ao critério da arbitragem. A gente vê a Eurocopa, a Libertadores da América, e é diferente do Brasileiro. Recebemos a informação que o carrinho está proibido, mas uns juízes dão e outros não", criticou o técnico Celso Roth.
Em cartões vermelhos, no entanto, o Grêmio está bem. Nas primeiras seis partidas na competição apenas o zagueiro Léo foi expulso.

Julio dos Santos está fora dos planos do Grêmio e procura clube


O meia Julio dos Santos está mesmo fora dos planos do Grêmio. Seu contrato de empréstimo ao clube gaúcho tem validade até o final de 2008, mas como não vem sendo aproveitado e nem há disposição para isso, ele está liberado para acertar com alguma outra equipe que queira contar com ele na temporada.

Até o momento, quem demonstrou interesse em contar com o futebol de Dos Santos foi o Cerro Porteño, de Assunção, com o que o atleta paraguaio ficaria perto de seus familiares, mas na última semana foi noticiado, também, que o Atlético-PR - adversário gremista no próximo domingo, no estádio Olímpico, também gostaria de contar com o jogador, que no início de sua carreira profissional chegou a ser comparado ao argentino Riquelme.

Julio dos Santos tem seus direitos federativos ligados ao Bayern, de Munique, que não o vinha aproveitando e emprestou em 2007 ao Almería, da Espanha. Lá também jogou pouco e, sem chance na equipe titular, foi liberado para se transferir para o Grêmio.

Dispensado, o jogador procura minimizar o fracasso no futebol gaúcho: "Não foi uma experiência frustrante, porque no momento que tive oportunidades eu não estava bem fisicamente e não consegui mostrar meu potencial". Ele acrescentou, ainda, que "fiz muitos amigos por aqui, fui tratado com carinho e foi um período importante na minha vida".

Ao mesmo tempo em que libera o atleta paraguaio, o Grêmio procura outro jogador para o seu meio de campo e Souza, atualmente no PSG, da França, está bem cotado. "Antes de agosto teremos um novo reforço para o grupo", avisou o diretor de futebol gremista, André Krieger.

Jean fica no time e vê a grande chance de virar titular

A partida do próximo domingo, contra o Atlético-PR, pode ser a grande chance do zagueiro Jean mostrar que tem condição de se tornar titular do Grêmio. Na última rodada do Campeonato Brasileiro ele substituiu o suspenso Pereira, e agora é Léo quem está fora do time.
Contratado no início da temporada, vindo da Rússia, Jean era apontado como novo comandante da defesa tricolor, mas poucas vezes foi aproveitado pelo técnico Celso Roth. "Já manifestei minha insatisfação com a reserva, mas isso é normal, nunca quis sair. Sempre trabalhei para aproveitar uma oportunidade", lembrou.
Na vitória de 3 a 0 sobre o Goiás, na última rodada, o atleta teve boa atuação e acredita que será o escolhido para substituir Léo, que recebeu cartão vermelho e não pega o Atlético-PR.
"Esperei o meu momento, sabia que ele ia chegar. Foi importante o resultado de Goiânia, fico contente por não termos tomado gol e sermos a melhor defesa do campeonato. Quero mais uma chance para permanecer na equipe de vez", projetou.

Diretoria do Grêmio na berlinda

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) terá muito trabalho nesta quarta-feira, dia 18 de junho. Isso porque o Grêmio terá que comparecer ao Tribunal para o julgamento de seu médico, Márcio Bolzone; seu Diretor de Futebol, André Kriger e seu Dirigente, Luiz Fernando. Eles esquentaram a cabeça no jogo contra o Fluminense, na quinta rodada e serão julgados a partir das 18h, pela Terceira Comissão.
Aos 44 minutos da segunda etapa, o médico do clube abandonou a área técnica e foi em direção ao árbitro assistente, que havia marcado infração contra seu time e disse: “Você é um filho da....... Não foi nada!”. Em seguida, o Diretor e o Dirigente reclamaram do lance proferindo as seguintes palavras: “Não foi nada, ladrão”.
Márcio Bolzone foi denunciado no artigo 187 II (Ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que tem como pena suspensão de 30 a 180 dias.
Enquanto André Kriger e Luiz Fernando C. Ramos responderão ao artigo 188 (Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los) do CBJD, que prevê a mesma punição do artigo anterior.