terça-feira, 17 de junho de 2008

Celso Roth diz que com sucesso, responsabilidade do Grêmio dobra


O Grêmio, após seis rodadas do Campeonato Brasileiro, chegou à liderança da competição, ao lado de Flamengo e Cruzeiro. O fato, declarou o técnico Celso Roth em sua entrevista coletiva da tarde desta terça-feira, "dobra a responsabilidade do time".

De acordo com o técnico, a cobrança aumenta a cada conquista, com o torcedor esperando no mínimo "manutenção do mesmo nível de apresentações". E a torcida, acredita Roth, estará em grande número e "é uma pena que o jogo esteja marcado para muito tarde, com essa temperatura que anda fazendo". Grêmio x Atlético-PR será realizado a partir das 18h10 de domingo e a previsão é da manutenção do frio intenso que vem se mantendo em Porto Alegre nos últimos dias.

O treinador do Grêmio alertou, entretanto, que embora os tricolores estejam a exigir apresentações sempre do mesmo nível, por exemplo, daquela de domingo passado, que resultou no 3 a 0 sobre o Goiás no Serra Dourada, "nem sempre isso acontece, e é bom lembrar que o Atlético tem um bom time".

Quanto ao time que mandará a campo, Celso Roth terá o retorno do zagueiro Pereira, após cumprir suspensão automática; e a do atacante Perea, que retorna após servir a seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Há 7 anos o último título nacional do Grêmio, com Tite, hoje Inter

No dia 17 de junho de 2001, há exatos sete anos, o Grêmio derrotou o Corinthians por 3 a 1, no estádio Morumbi, em São Paulo, e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil. Aquela foi a última conquista nacional do clube e, curiosamente, o treinador do time gaúcho era Tite, que acaba de assumir o cargo no maior rival do Tricolor, o Internacional.
Foi justamente essa identificação de Tite com o Grêmio, nunca negada pelo profissional, que atrasou e quase impediu sua pelo Inter. "Eu nunca escondi minha relação com o Grêmio, mas acima de tudo zelo pela minha imagem profissional e é com muito orgulho que estou técnico do Inter hoje", disse Tite ao assumir o cargo no Beira-Rio.
Em 2001 ele foi campeão da Copa do Brasil, após seu time ter ficado num empate em 2 a 2 com o Corinthians no primeiro jogo da final, em Porto Alegre. Os dois gols gremistas forma marcados por Luis Mário. O título viria na casa do inimigo, com o 3 a 1 que teve gols de Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba.
O Grêmio é o clube que mais vezes chegou à final da Copa do Brasil, sete vezes, vencendo as edições de 1989, 1994, 1997 e 2001.

Juniores do Grêmio são campeões de torneio na Itália

Os jovens do Grêmio mostraram a força da tradição tricolor e na última segunda-feira sagraram-se campeões do 32º Troféu Ângelo Dossena, na Itália. Além de conquistar a taça de forma invicta, o time teve três jogadores eleitos entre os melhores da competição.
O torneio foi disputado no mês de junho, e nas cinco partidas disputadas, a equipe gaúcha - única representante das Américas - venceu três e empatou duas, marcando sete gols e sofrendo quatro.
A final foi contra a seleção sub-20 da terceira divisão italiana. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Caio foi o destaque na decisão por pênaltis, defendendo a última cobrança e garantindo a vitória por 4 a 3.
Héverton foi eleito o melhor zagueiro da competição. Ao seu lado Wagner, que já atuou entre os profissionais do Grêmio no início da temporada, ficou com o título de melhor defensor jovem. O craque da competição foi Roberson, autor do gol de empate na decisão.

Marcel, confiante após estréia, deve seguir titular no Grêmio

Os dois gols marcados na sua reestréia com a camisa do Grêmio encheram o centroavante Marcel de confiança. Ele deve permanecer entre os titulares na partida do próximo domingo, contra o Atlético-PR, e diz que, se continuar balançando as redes, não precisa atuar bem para se firmar na equipe.
Em 2007 Marcel não teve boa passagem pelo clube gaúcho e acabou dispensado. Retornou para o Campeonato Brasileiro e no seu primeiro jogo fez dois nos 3 a 0 sobre o Goiás. "Foi importante. Centroavante sempre é cobrado por gols e cumpri minha parte. Penso em seguir ajudando o grupo se o (técnico) Celso Roth precisar de mim".
Como Reinaldo sentiu lesão no ligamento colateral do joelho direito, a concorrência no setor ofensivo diminui. "Centroavante tem que marcar, independente de fazer boa partida, e por isso estou aprimorando a finalização", comentou Marcel.
Se confirmado no time de domingo, o jogador se reencontrará com a torcida gremista, e o objetivo é se manter entre os primeiros colocados (ocupa o 2º lugar, com 13 pontos). "Nosso grupo é jovem e tem ambição. Já chegamos no alto da tabela, mas o difícil é se manter lá. Todos precisam se ajudar para seguirmos assim", sintetizou.