O Grêmio derrotou o Goiás por 3 a 0, neste sábado, partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e com o resultado acabou com um velho tabu no Serra Dourada. A última vez que o time gaúcho conseguira uma vitória nesse estádio fora em 5 de dezembro de 1996, há quase 12 anos. Foi naquela temporada que o Tricolor conseguiu o seu segundo e último título nacional.
Com os três pontos ganhos fora de casa, o Grêmio chega a um total de 13 e empata com Flamengo e Cruzeiro na liderança da competição. Já o Goiás, em péssimo momento, segue com apenas três pontos, na zona de rebaixamento, passando a viver o mesmo drama do ano passado, quando escapou por pouco da Série B.
No começo de confronto equilibrado, as equipes tentavam conquistar o meio de campo na base da virilidade, discutindo e cometendo faltas. Com muita marcação, os lances de ataque só aconteciam através dos lançamentos em profundidade. Aos 21min O Goiás teve gol anulado em jogada polêmica. Fernando pegou sobra de escanteio e chutou, Victor defendeu e no rebote o volante marcou, mas o árbitro afirmou que a bola saíra pela linha de fundo.
A equipe tricolor, que era pressionada, soube aproveitar a bola parada. Aos 27 Roger cobrou escanteio da esquerda e Marcel, na sua estréia, desviou de cabeça: 1 a 0. Em cima, o Goiás buscava o empate de todas as formas, mas esbarrava nas importantes defesas de Victor, que garantiram a vantagem na primeira etapa.
O meia Roger, que teve dificuldades para criar as investidas do time gaúcho, criticou a postura muito defensiva. "A atuação não está boa, mas o placar é o que interessa mais", resumiu.
Na etapa complementar o jogo ficou mais corrido e aberto, com os dois lados buscando o gol. Os donos da casa eram mais incisivos, mas o goleiro gremista, numa atuação impecável, dava segurança. Na outra área, Marcel mostrava oportunismo e aos 19 fez o segundo gol. Após cabeçada de Rudnei, Harlei defendeu parcialmente e o centroavante apareceu para escorar.
A derrota fez a torcida goiana começar vaiar o próprio time, e os jogadores, desorganizados, brigavam entre si. O zagueiro Léo cometeu duas faltas consecutivas, levou dois cartões amarelos e acabou expulso de campo. Apesar da desvantagem numérica, o Grêmio ainda fez 3 a 0 aos 41 através de William Thiego, que tabelou na entrada da área e estufou as redes. Com a vitória nas mãos, o Grêmio só aguardou o apito final que confirmou o triunfo no Serra Dourada, algo que não acontecia desde 1996.
GOIÁS
Harlei, Vitor, Ernando, Henrique e Fabinho; Ramalho, Fernando (Felipe), Pituca e Paulo Baier (Anderson Aquino); Alex Terra (Frontini) e Iarley
Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)
GRÊMIO
Victor; Léo, Réver e Jean; Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Roger (Wiliam Thiego) e Hélder; Reinaldo (Rudnei) e Marcel (André Luis)
Técnico: Celso Roth