quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dupla Gre-Nal exagera nos cartões e aumenta fama de futebol viril

O futebol gaúcho ficou tradicionalmente conhecido pela força e virilidade, e apesar da fama não ser bem aceita, o elevado de número de cartões recebidos pela dupla Gre-Nal no Campeonato Brasileiro reforçam a tese. O Inter é recordista em expulsões, enquanto o Grêmio é quem mais recebeu amarelos e também cometeu mais faltas.
Só o zagueiro Sidnei, que cumpre suspensão no próximo domingo, contra o Vitória, já levou dois vermelhos, num total de cinco recebidos por jogadores colorados. Guiñazu, Edinho e Alex são os outros três que já desfalcaram a equipe. Em cartões amarelos a situação não é menos preocupante, uma vez que 22 já foram aplicados, atrás apenas do Sport (24) e o rival Grêmio (27).
O Tricolor gaúcho não é recordista só em amarelos. É também quem mais parou os jogos com falta: 167 no total. "Cartão é algo diretamente ligado ao critério da arbitragem. A gente vê a Eurocopa, a Libertadores da América, e é diferente do Brasileiro. Recebemos a informação que o carrinho está proibido, mas uns juízes dão e outros não", criticou o técnico Celso Roth.
Em cartões vermelhos, no entanto, o Grêmio está bem. Nas primeiras seis partidas na competição apenas o zagueiro Léo foi expulso.

Julio dos Santos está fora dos planos do Grêmio e procura clube


O meia Julio dos Santos está mesmo fora dos planos do Grêmio. Seu contrato de empréstimo ao clube gaúcho tem validade até o final de 2008, mas como não vem sendo aproveitado e nem há disposição para isso, ele está liberado para acertar com alguma outra equipe que queira contar com ele na temporada.

Até o momento, quem demonstrou interesse em contar com o futebol de Dos Santos foi o Cerro Porteño, de Assunção, com o que o atleta paraguaio ficaria perto de seus familiares, mas na última semana foi noticiado, também, que o Atlético-PR - adversário gremista no próximo domingo, no estádio Olímpico, também gostaria de contar com o jogador, que no início de sua carreira profissional chegou a ser comparado ao argentino Riquelme.

Julio dos Santos tem seus direitos federativos ligados ao Bayern, de Munique, que não o vinha aproveitando e emprestou em 2007 ao Almería, da Espanha. Lá também jogou pouco e, sem chance na equipe titular, foi liberado para se transferir para o Grêmio.

Dispensado, o jogador procura minimizar o fracasso no futebol gaúcho: "Não foi uma experiência frustrante, porque no momento que tive oportunidades eu não estava bem fisicamente e não consegui mostrar meu potencial". Ele acrescentou, ainda, que "fiz muitos amigos por aqui, fui tratado com carinho e foi um período importante na minha vida".

Ao mesmo tempo em que libera o atleta paraguaio, o Grêmio procura outro jogador para o seu meio de campo e Souza, atualmente no PSG, da França, está bem cotado. "Antes de agosto teremos um novo reforço para o grupo", avisou o diretor de futebol gremista, André Krieger.

Jean fica no time e vê a grande chance de virar titular

A partida do próximo domingo, contra o Atlético-PR, pode ser a grande chance do zagueiro Jean mostrar que tem condição de se tornar titular do Grêmio. Na última rodada do Campeonato Brasileiro ele substituiu o suspenso Pereira, e agora é Léo quem está fora do time.
Contratado no início da temporada, vindo da Rússia, Jean era apontado como novo comandante da defesa tricolor, mas poucas vezes foi aproveitado pelo técnico Celso Roth. "Já manifestei minha insatisfação com a reserva, mas isso é normal, nunca quis sair. Sempre trabalhei para aproveitar uma oportunidade", lembrou.
Na vitória de 3 a 0 sobre o Goiás, na última rodada, o atleta teve boa atuação e acredita que será o escolhido para substituir Léo, que recebeu cartão vermelho e não pega o Atlético-PR.
"Esperei o meu momento, sabia que ele ia chegar. Foi importante o resultado de Goiânia, fico contente por não termos tomado gol e sermos a melhor defesa do campeonato. Quero mais uma chance para permanecer na equipe de vez", projetou.

Diretoria do Grêmio na berlinda

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) terá muito trabalho nesta quarta-feira, dia 18 de junho. Isso porque o Grêmio terá que comparecer ao Tribunal para o julgamento de seu médico, Márcio Bolzone; seu Diretor de Futebol, André Kriger e seu Dirigente, Luiz Fernando. Eles esquentaram a cabeça no jogo contra o Fluminense, na quinta rodada e serão julgados a partir das 18h, pela Terceira Comissão.
Aos 44 minutos da segunda etapa, o médico do clube abandonou a área técnica e foi em direção ao árbitro assistente, que havia marcado infração contra seu time e disse: “Você é um filho da....... Não foi nada!”. Em seguida, o Diretor e o Dirigente reclamaram do lance proferindo as seguintes palavras: “Não foi nada, ladrão”.
Márcio Bolzone foi denunciado no artigo 187 II (Ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que tem como pena suspensão de 30 a 180 dias.
Enquanto André Kriger e Luiz Fernando C. Ramos responderão ao artigo 188 (Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los) do CBJD, que prevê a mesma punição do artigo anterior.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Celso Roth diz que com sucesso, responsabilidade do Grêmio dobra


O Grêmio, após seis rodadas do Campeonato Brasileiro, chegou à liderança da competição, ao lado de Flamengo e Cruzeiro. O fato, declarou o técnico Celso Roth em sua entrevista coletiva da tarde desta terça-feira, "dobra a responsabilidade do time".

De acordo com o técnico, a cobrança aumenta a cada conquista, com o torcedor esperando no mínimo "manutenção do mesmo nível de apresentações". E a torcida, acredita Roth, estará em grande número e "é uma pena que o jogo esteja marcado para muito tarde, com essa temperatura que anda fazendo". Grêmio x Atlético-PR será realizado a partir das 18h10 de domingo e a previsão é da manutenção do frio intenso que vem se mantendo em Porto Alegre nos últimos dias.

O treinador do Grêmio alertou, entretanto, que embora os tricolores estejam a exigir apresentações sempre do mesmo nível, por exemplo, daquela de domingo passado, que resultou no 3 a 0 sobre o Goiás no Serra Dourada, "nem sempre isso acontece, e é bom lembrar que o Atlético tem um bom time".

Quanto ao time que mandará a campo, Celso Roth terá o retorno do zagueiro Pereira, após cumprir suspensão automática; e a do atacante Perea, que retorna após servir a seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Há 7 anos o último título nacional do Grêmio, com Tite, hoje Inter

No dia 17 de junho de 2001, há exatos sete anos, o Grêmio derrotou o Corinthians por 3 a 1, no estádio Morumbi, em São Paulo, e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil. Aquela foi a última conquista nacional do clube e, curiosamente, o treinador do time gaúcho era Tite, que acaba de assumir o cargo no maior rival do Tricolor, o Internacional.
Foi justamente essa identificação de Tite com o Grêmio, nunca negada pelo profissional, que atrasou e quase impediu sua pelo Inter. "Eu nunca escondi minha relação com o Grêmio, mas acima de tudo zelo pela minha imagem profissional e é com muito orgulho que estou técnico do Inter hoje", disse Tite ao assumir o cargo no Beira-Rio.
Em 2001 ele foi campeão da Copa do Brasil, após seu time ter ficado num empate em 2 a 2 com o Corinthians no primeiro jogo da final, em Porto Alegre. Os dois gols gremistas forma marcados por Luis Mário. O título viria na casa do inimigo, com o 3 a 1 que teve gols de Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba.
O Grêmio é o clube que mais vezes chegou à final da Copa do Brasil, sete vezes, vencendo as edições de 1989, 1994, 1997 e 2001.

Juniores do Grêmio são campeões de torneio na Itália

Os jovens do Grêmio mostraram a força da tradição tricolor e na última segunda-feira sagraram-se campeões do 32º Troféu Ângelo Dossena, na Itália. Além de conquistar a taça de forma invicta, o time teve três jogadores eleitos entre os melhores da competição.
O torneio foi disputado no mês de junho, e nas cinco partidas disputadas, a equipe gaúcha - única representante das Américas - venceu três e empatou duas, marcando sete gols e sofrendo quatro.
A final foi contra a seleção sub-20 da terceira divisão italiana. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Caio foi o destaque na decisão por pênaltis, defendendo a última cobrança e garantindo a vitória por 4 a 3.
Héverton foi eleito o melhor zagueiro da competição. Ao seu lado Wagner, que já atuou entre os profissionais do Grêmio no início da temporada, ficou com o título de melhor defensor jovem. O craque da competição foi Roberson, autor do gol de empate na decisão.

Marcel, confiante após estréia, deve seguir titular no Grêmio

Os dois gols marcados na sua reestréia com a camisa do Grêmio encheram o centroavante Marcel de confiança. Ele deve permanecer entre os titulares na partida do próximo domingo, contra o Atlético-PR, e diz que, se continuar balançando as redes, não precisa atuar bem para se firmar na equipe.
Em 2007 Marcel não teve boa passagem pelo clube gaúcho e acabou dispensado. Retornou para o Campeonato Brasileiro e no seu primeiro jogo fez dois nos 3 a 0 sobre o Goiás. "Foi importante. Centroavante sempre é cobrado por gols e cumpri minha parte. Penso em seguir ajudando o grupo se o (técnico) Celso Roth precisar de mim".
Como Reinaldo sentiu lesão no ligamento colateral do joelho direito, a concorrência no setor ofensivo diminui. "Centroavante tem que marcar, independente de fazer boa partida, e por isso estou aprimorando a finalização", comentou Marcel.
Se confirmado no time de domingo, o jogador se reencontrará com a torcida gremista, e o objetivo é se manter entre os primeiros colocados (ocupa o 2º lugar, com 13 pontos). "Nosso grupo é jovem e tem ambição. Já chegamos no alto da tabela, mas o difícil é se manter lá. Todos precisam se ajudar para seguirmos assim", sintetizou.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Em jogo-treino Roth observa atletas pouco aproveitados no Grêmio

O treinador do Grêmio, Celso Roth, fez um trabalho diferente nesta segunda-feira. Enquanto a equipe principal trabalhava fisicamente no gramado suplementar do estádio Olímpico, ele foi para o Centro de Treinamentos do clube, em Eldorado do Sul, observar atletas que integram o elenco mas não vêm sendo muito aproveitados nos jogos do Campeonato Brasileiro.
As observações de Roth foram feitas durante um jogo-treino contra o Cruzeiro, time da segunda divisão do futebol gaúcho, e acabou com a fácil vitória da equipe tricolor por 9 a 1. Rodrigo Mendes e Maylson marcaram dois gols cada, e os demais foram assinalados por André Luís, Soares, Makelele, Tcheco e Jonas.
A formação do Grêmio no trabalho realizado no CT foi a seguinte: Marcelo Grohe (Matheus), Felipe Mattioni (Sérgio), Thiego, Pereira (Lucas) e Bruno Teles; Adilson, Rudnei (Julio dos Santos) Makelele (Tcheco) e André Luís (Maylson); Rodrigo Mendes e Soares (Jonas).
Tcheco, que retornou ao clube há duas semanas mas só poderá ser utilizado por Celso Roth a partir de agosto, entrou bem na segunda parte do treinamento e acabou fazendo um gol.

Sonho do Grêmio, Souza diz que gostaria de jogar no clube gaúcho

O Grêmio, que no começo desta temporada tentou a contratação do meia Souza, que naquele momento estava no São Paulo, voltou a sonhar com o mesmo atleta. Preferido da diretoria para que seja fechado o grupo para o restante da temporada, Souza manifesta vontade de, dessa vez, acertar seu ingresso no clube gaúcho.
"No mês passado houve um contato, falei com um diretor do Grêmio e estou esperando para ver o que vai acontecer", disse Souza em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira. O meia acrescentou que depois desse contato, o assunto ficou a cargo de seu procurador, o empresário Luis Taveira.
Souza lembrou que essa é a terceira tentativa que o Grêmio faz para contratá-lo e, por isso, "tenho uma dívida com a torcida e com a diretoria do Grêmio e espero que que dessa vez dê certo". O jogador ainda não completou um semestre no PSG da França, para onde foi ao deixar o São Paulo no começo desta temporada, mas explica que "apesar de terem sido quatro meses muito positivos, aconteceram algumas coisa que não gostei". Não explicou que coisas seriam essas, mas foram suficientes para determinar a vontade de retornar ao Brasil.
Apesar de Souza ter admitido que as negociações estão em andamento, a diretoria do clube trata do assunto com muita cautela e o diretor de futebol André Krieger minimizou a possibilidade de aquisição do atleta dizendo que "o Grêmio fez uma sondagem no passado", fato que na época foi noticiado à exaustão pela imprensa gaúcha, "mas no momento não temos como concorrer com o PSG".
Os valores que estariam sendo discutidos não são divulgados, mas o Grêmio gostaria de ter o jogador por empréstimo por um, ano, pensando no Brasileirão 2008 e numa possível participação do atleta na Libertadores da América de 2009, na qual o Tricolor espera confirmar presença.
Krieger prometeu à torcida gremista a contratação de um grande nome que viria do exterior para ser a "cereja do bolo" e no momento Souza é essa cereja. Se mais uma vez o clube fracassar na tentativa, outro atleta será buscado.
Em janeiro o Grêmio acertou salários com Souza, o que foi admitido pelo jogador. Entretanto, o São Paulo pediu um valor muito elevado para liberar o meia, que acabou se transferindo para o futebol europeu.

Dupla Gre-Nal perderá zagueiros para a Europa no mês de agosto

A dupla Gre-Nal venderá zagueiros para clubes da Europa no próximo mês de agosto, quando abre a janela de transferências, mecanismo da Fifa para regular compra e venda de jogadores. O Grêmio está com a venda do capitão Léo para o futebol da Alemanha. O Inter admite a saída do jovem Sidnei, de apenas 18 anos, para Portugal.
Léo já tem uma proposta do Hoffenheim, o mesmo clube que no ano passado levou o atacante Carlos Eduardo. Mas há concorrência e o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano admitiu que representantes do Hertha Berlim "estiveram no Olímpico - assistindo a partida em que o grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1 - e continuam observando o Léo".
Como o presidente do clube, Paulo Odone, admite a necessidade de venda de "pelo menos um jogador", a saída do defensor é dada como certa.
No Beira-Rio, após a saída de Fernandão, negociado para o Al-Gharafa, do Qatar, o vice-presidente de futebol do Inter, Giovanni Luigi, adiantou que "o Sidnei poderá ser negociado, mas é o único atleta que está nessa situação, pois mais ninguém deixará o clube".
O Inter não tem como negar a possibilidade de venda de Sidnei, porque se comprometeu com o grupo português Gestifute, dando a ele a preferência para a compra. Mas ainda não é conhecido o clube para o qual o jogador deverá ser direcionado após a negociação.
Tanto Grêmio como Inter já estudam o mercado, pensando em peças de reposição, para os lugares de Léo e Sidnei.

Dirigente do Grêmio afirma que grande reforço está para chegar

No final da última temporada o elenco do Grêmio foi desmantelado, e desde o início do ano a diretoria do Grêmio promete aos torcedores a contratação de um jogador incontestável, para ser a "cereja do bolo". A largada do Campeonato Brasileiro acabou com a desconfiança em relação à qualidade do time, mas o grande reforço ainda está para chegar.
O diretor de futebol tricolor, André Krieger, comemora a vice-liderança no Brasileirão, mas não perde o foco. "O começo é estimulante, e alimenta nosso sonho para o futuro. Não viemos para figurar, queremos o título ou a vaga na Libertadores da América, e para isso sabemos que o grupo precisa ser qualificado".
Com a iminente saída do paraguaio Dos Santos, o Grêmio ficaria apenas Roger e Tcheco para o setor de armação, e um armador é a principal carência. "Não vou me fixar em quantidade, vai depender do que for oferecido. Se der para agregar qualidade, não hesitaremos", prometeu, mesmo com a delicada situação financeira do clube.
O meia Souza, ex-São Paulo, que não se adaptou bem ao PSG, da França, estaria próximo de ser confirmado, mas Krieger despista. "Trabalhamos em três frentes, porque um ou outro jogador não acerta. Não queremos ser surpreendidos, teremos prudência porque não podemos nos expor nem errar", finalizou.

domingo, 15 de junho de 2008

Reinaldo volta a sentir lesão no joelho e deve retornar ao DM

O atacante Reinaldo, na sua terceira partida como titular do Grêmio após ter se recuperado de uma lesão no joelho, voltou a machucar a mesma perna no jogo de sábado contra o Goiás e deverá retornar ao Departamento Médico. Ele teve de deixar o gramado mais cedo - substituído por Rudnei - e já está em tratamento.
O médico Felipe do Canto, que acompanhou a delegação em Goiânia, confirmou que "o traumatismo foi no mesmo joelho", mas lembrou a necessidade de exames mais detalhados antes de uma previsão sobre o tempo de recuperação.
Reinaldo era o titular do técnico Celso Roth no Campeonato Gaúcho, até que no primeiro jogo das quartas-de-final, contra o Juventude, torceu o joelho e foi afastado. Retornou na terceira rodada do Brasileirão, fazendo gol contra o Vasco e confirmou ser dono de vaga. Mas já está fora de novo.
Não deverá jogar contra o Atlético-PR, no próximo final de semana, no estádio Olímpico, mas para compensar a ausência estará de volta o colombiano Perea, que esteve ausente no final de semana porque servia a seleção de seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
A dupla ofensiva no jogo programado para domingo terá Marcel - autor de dois gols no 3 a 0 sobre o Goiás no sábado - e Perea.

Classificação Campeonato Brasileiro

TIME PG J V E D GP GC SG

  1. Flamengo 13 6 4 1 1 13 6 7
  2. Grêmio 13 6 4 1 1 9 3 6
  3. Cruzeiro 13 6 4 1 1 11 6 5
  4. Náutico 11 6 3 2 1 8 4 4
  5. Palmeiras 10 6 3 1 2 9 8 1
  6. São Paulo 9 6 2 3 1 11 6 5
  7. Atlético-MG 9 6 2 3 1 9 9 0
  8. Atlético-PR 8 6 2 2 2 8 4 4
  9. Vasco 8 6 2 2 2 7 6 1
  10. Vitória 8 6 2 2 2 5 4 1
  11. Portuguesa 8 6 2 2 2 11 12 -1
  12. Sport 8 6 2 2 2 6 7 -1
  13. Figueirense 8 6 2 2 2 10 16 -6
  14. Internacional7 6 2 1 3 7 9 -2
  15. Botafogo 7 6 2 1 3 6 8 -2
  16. Coritiba 6 6 1 3 2 6 6 0
  17. Santos 5 6 1 2 3 6 9 -3
  18. Ipatinga-MG 5 6 1 2 3 5 10 -5
  19. Goiás 3 6 0 3 3 3 12 -9
  20. Fluminense 2 6 0 2 4 3 8 -5
    PG - pontos ganhos; J - jogos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas;GP - gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols

Grêmio goleia, mas grande destaque do time é o goleiro Victor

O Grêmio goleou o Goiás por 3 a 0 neste sábado, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, quebrado um tabu de 12 anos sem vitória no estádio Serra Dourada. Mas, curiosamente, o goleiro Victor foi o grande destaque do time, com defesas sensacionais que ajudaram o time a igualar os líderes da competição.
"É natural ter trabalho, afinal eles estavam jogando em casa e precisando vencer", comentou o goleiro gremista logo após o jogo. Bastante elogiado, ele fez questão, também, de dividir os méritos com os companheiros: "Conseguimos a vitória porque toda a equipe trabalhou muito bem".
O desempenho do time, acrescentou, foi mais destacado na segunda etapa da partida. "Nosso segundo tempo, se não foi perfeito, esteve próximo disso. Jogamos com muita qualidade", elogiou.
O treinador Celso Roth, em sua entrevista coletiva no estádio Serra Dourada, também destacou a atuação de Victor. Para o comandante do time tricolor "o Victor, desde que chegou ao Grêmio, vem se afirmando, ele cresce no momento certo e hoje teve participação decisiva".

sábado, 14 de junho de 2008

Marcel faz dois e dá vitória ao Grêmio na estréia como titular

O atacante Marcel pela primeira vez começou um jogo como titular do Grêmio, após seu retorno ao clube ocorrido no mês passado, e acabou marcado dois gols na vitória sobe o Goiás por 3 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Serra Dourada.
"Para um atacante o gol é importante e fico feliz por ver recompensado o trabalho árduo que fiz desde que cheguei", comentou o avante logo depois do jogo.
No ano passado, aproveitado em 15 jogos, Marcel marcara apenas cinco gols com a camisa tricolor, com o que foi liberado e se transferiu para o Cruzeiro. Pois agora já fez dois, na primeira chance como titular, e espera seguir no time. "Mas isso quem decide é o professor Celso Roth", comentou o atleta.
Os dois gols feitos por Marcel foram de cabeça. O primeiro aos 27min da etapa inicial, após uma cobrança de escanteio; e o segundo aos 19 do segundo tempo, aproveitando rebote do goleiro Harlei.
Marcel ganhou a oportunidade no time porque o titular Perea estava liberado para servir a seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas deverá seguir no time porque Reinaldo, o outro atacante da equipe, saiu lesionado, com uma torção no joelho, e não deverá ter condições para encarar o Atlético-PR na próxima rodada, em Porto Alegre.

Grêmio vence o Goiás por 3 a 0 e acaba com tabu de 12 anos

O Grêmio derrotou o Goiás por 3 a 0, neste sábado, partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e com o resultado acabou com um velho tabu no Serra Dourada. A última vez que o time gaúcho conseguira uma vitória nesse estádio fora em 5 de dezembro de 1996, há quase 12 anos. Foi naquela temporada que o Tricolor conseguiu o seu segundo e último título nacional.
Com os três pontos ganhos fora de casa, o Grêmio chega a um total de 13 e empata com Flamengo e Cruzeiro na liderança da competição. Já o Goiás, em péssimo momento, segue com apenas três pontos, na zona de rebaixamento, passando a viver o mesmo drama do ano passado, quando escapou por pouco da Série B.
No começo de confronto equilibrado, as equipes tentavam conquistar o meio de campo na base da virilidade, discutindo e cometendo faltas. Com muita marcação, os lances de ataque só aconteciam através dos lançamentos em profundidade. Aos 21min O Goiás teve gol anulado em jogada polêmica. Fernando pegou sobra de escanteio e chutou, Victor defendeu e no rebote o volante marcou, mas o árbitro afirmou que a bola saíra pela linha de fundo.
A equipe tricolor, que era pressionada, soube aproveitar a bola parada. Aos 27 Roger cobrou escanteio da esquerda e Marcel, na sua estréia, desviou de cabeça: 1 a 0. Em cima, o Goiás buscava o empate de todas as formas, mas esbarrava nas importantes defesas de Victor, que garantiram a vantagem na primeira etapa.
O meia Roger, que teve dificuldades para criar as investidas do time gaúcho, criticou a postura muito defensiva. "A atuação não está boa, mas o placar é o que interessa mais", resumiu.
Na etapa complementar o jogo ficou mais corrido e aberto, com os dois lados buscando o gol. Os donos da casa eram mais incisivos, mas o goleiro gremista, numa atuação impecável, dava segurança. Na outra área, Marcel mostrava oportunismo e aos 19 fez o segundo gol. Após cabeçada de Rudnei, Harlei defendeu parcialmente e o centroavante apareceu para escorar.
A derrota fez a torcida goiana começar vaiar o próprio time, e os jogadores, desorganizados, brigavam entre si. O zagueiro Léo cometeu duas faltas consecutivas, levou dois cartões amarelos e acabou expulso de campo. Apesar da desvantagem numérica, o Grêmio ainda fez 3 a 0 aos 41 através de William Thiego, que tabelou na entrada da área e estufou as redes. Com a vitória nas mãos, o Grêmio só aguardou o apito final que confirmou o triunfo no Serra Dourada, algo que não acontecia desde 1996.
GOIÁS
Harlei, Vitor, Ernando, Henrique e Fabinho; Ramalho, Fernando (Felipe), Pituca e Paulo Baier (Anderson Aquino); Alex Terra (Frontini) e Iarley
Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)
GRÊMIO
Victor; Léo, Réver e Jean; Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Roger (Wiliam Thiego) e Hélder; Reinaldo (Rudnei) e Marcel (André Luis)
Técnico: Celso Roth

Goiás, entre os quatro piores, busca reação ante o Grêmio, no G-4

Goiás e Grêmio se pegam no final da tarde deste sábado, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, vivendo situações totalmente opostas. Os donos da casa, ainda sem vitória na competição, entram em campo na penúltima colocação, obrigados a uma reação. O time gaúcho, por sua vez, surpreende pela eficiência nessa arrancada e busca se manter no G-4, a ponta de cima da tabela.
O Grêmio soma até agora dez pontos em cinco jogos e tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com três gols sofridos, atrás apenas do líder Flamengo, que levou dois. A campanha superior à do inimigo deste sábado não apaga, entretanto, um retrospecto que mostra fracassos seguidos no palco do jogo deste sábado há 12 anos. A última vez que o Grêmio ganhou do Goiás fora, foi em 1996, ano em que conquistou o seu segundo e último título nacional.
"O Goiás é um adversário difícil, joga em casa precisando reagir, mas esses tabus estão aí para serem superados", disse o zagueiro Jean, que tem uma chance na equipe tricolor nesta partida, no lugar de Pereira, que está suspenso.
Outra novidade é o atacante Marcel, que substitui o colombiano Perea, fora do jogo porque serve a seleção de seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
No lado adversário, a novidade é igualmente um avante. Iarley, ex-Inter - maior rival gremista -, que estréia nesta partida e revela otimismo em ajudar o clube a iniciar a reação no campeonato: "A missão é batalhar, correr, tentar o gol. Um atacante é obrigado a fazer o gol", disse Iarley na véspera do confronto.
GOIÁS
Harlei, Vitor, Ernando, Henrique e Fabinho; Ramalho, Fernando, Pituca e Paulo Baier; Alex Terra e Iarley
Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)
Técnico: Vadão
GRÊMIO
Victor; Léo, Réver e Jean; Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Roger e Hélder; Reinaldo e Marcel
Técnico: Celso Roth
Data: 14/6/2008 (sábado)
Horário: 18h20
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Belmiro da Silva (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

Grêmio tenta quebrar tabu com mudanças na defesa, meio e ataque

O Grêmio não consegue uma vitória no estádio Serra Dourada, desde 1996, há 12 anos, portanto. Naquela oportunidade, fez 3 a 1 no Goiás, nas semifinais do Campeonato Brasileiro, do qual sairia campeão. O clube gaúcho tentará quebrar esse tabu na tarde deste sábado, na partida contra o mesmo adversário, válida pela sexta rodada do Brasileirão 2008. Mas, para dificultar a missão, o técnico Celso Roth, adepto da continuidade do time com uma mesma formação, será obrigado a alterar defesa, meio de campo e ataque.
Na defesa, Roth não contará com seu líbero, Pereira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O substituto será Jean, que não vinha sendo aproveitado e chegou a dizer que por isso pretendia sair do clube. Como a chance veio, o defensor só pensa em aproveitar bem: "Todo mundo quer jogar, não sou diferente, e espero me sair bem, num jogo difícil, pois o Goiás tem bons jogadores e precisa reagir no campeonato".
No meio de campo o desfalque também se dá pelo terceiro amarelo. O volante Eduardo Costa está fora e William Magrão, que começara a temporada como titular e perdeu essa condição devido a uma lesão muscular, retorna. "Num campeonato longo como o Brasileiro, um time precisa ter grupo, pois as chances aparecem para todos, e espero aproveitar bem a minha", declarou Magrão antes mesmo da viagem do grupo gremista para Goiânia.
Por fim, no ataque, a mudança é a saída de Perea - que serve a seleção da Colômbia - e o ingresso de Marcel, que assim fará sua primeira partida como titular. Elogiado pelo técnico Celso Roth, Marcel disse que espera ter continuidade no time "pois essa é uma característica do técnico", lembrou.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Grêmio investe em equipamentos para melhorar preparação física

O Grêmio está preocupado em dar condições ideais de trabalho ao grupo profissional e por isso fez investimentos em aparelhos que resultarão em melhor condicionamento físico dos atletas. O clube informou nesta sexta-feira, através de seu site oficial, a aquisição de um equipamento "isocinético" que possibilita avaliação mais precisa sobre o condicionamento muscular de cada jogador.
O fisioterapeuta do clube, Henrique Valente, disse que o equipamento possibilita "avaliar a condição funcional dos grupos musculares nas diferentes articulações". Um aparelho, acrescentou, capaz de determinar os índices de força, com seus diferentes métodos de avaliação.
O coordenador do departamento de fisiologia do Grêmio, Luis Cezar Martins, disse também que a máquina é uma das mais modernas nessa área e vai ajudar em vários aspectos da preparação dos jogadores.
Martins resume a importância do aparelho declarando que "auxilia na preparação física, pois manifesta as situações que o futebol exige. Ajuda a prevenir lesões e acelera o processo de recuperação".
A máquina custou cerca de R$ 140 mil e tem sido utilizada na preparação de atletas de outros esportes nos Estados Unidos, como no basquete, através do Los Angeles Lakers e no futebol americano com o Chicago Bears.

Ex-colorado Iarley estréia no Goiás contra o Grêmio

Em meio ao confronto entre Grêmio e Goiás, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, um jogador fará uma partida especial. O atacante Iarley, um dos maiores ídolos recentes do Internacional, fará sua estréia com a camisa alviverde e promete muita disposição para reverter a situação do clube, que não vence há oito jogos.
O experiente atacante entrou para a história colorada com participações importantes nas conquistas da Libertadores da América e, principalmente, no mundial de Clubes da Fifa, em 2006. Seu primeiro jogo pelo novo clube será justamente contra o arqui-rival gaúcho.
Há duas semanas Iarley ainda treinava no Beira-Rio. Depois de uma despedida emocionada, ele chegou ao Serra Dourada como grande reforço, fará sua estréia neste sábado e pretende ser o primeiro atacante esmeraldino a marcar um gol no Brasileirão. Até agora, só meias balançaram as redes.
"Espero poder entrar em campo para ajudar o Goiás a sair desse momento ruim. Vou correr muito para isso", frisou. Iarley deve ganhar a vaga de Schwenck, que sentiu uma fisgada na coxa na última quinta-feira.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Julio dos Santos tem proposta do Cerro e deve sair do Grêmio

O meia Julio dos Santos, que não esta sendo aproveitado no Grêmio e já havia manifestado o interesse de deixar o clube, tem proposta do Cerro Portenho e poderá retornar para seu país, o Paraguai. O jogador, cujos direitos federativos pertencem ao Bayern de Munique, chegou no começo desta temporada ao Grêmio, mas em momento algum conseguiu afirmar-se como titular.
"A proposta foi apresentada e está sendo analisada", afirmou o diretor de futebol gremista, André Krieger. A admissão do interesse do Cerro apenas confirmou as especulação que já circulavam nos veículos de comunicação de Porto Alegre, segundo as quais estava em andamento uma negociação para a transferência do jogador, de Porto Alegre para Assunção.
Logo após ter chegado ao Grêmio o treinador Celso Roth elogiou as características de Dos Santos, e até chegou a testá-lo junto com Roger, formando a dupla de armadores no meio de campo da equipe. Mas a idéia não teve seqüência e o paraguaio nem no banco de reservas tem ficado neste Campeonato Brasileiro.
Ao mesmo tempo em que negocia com o Cerro Portenho, o Grêmio admite que precisa de um grupo grande e qualificado para seguir a campanha no Brasileirão, principalmente porque em agosto o clube deverá perder o zagueiro Léo, que está sendo negociado com o futebol alemão; e o volante Eduardo Costa, cujo contrato de empréstimo está encerrando e terá de voltar para o Espanyol, de Barcelona.
"Temos de ter muita cautela nas negociações, porque o campeonato é longo e precisamos administrar um grupo grande e qualificado", disse André Krieger. Ao mesmo tempo em que trata dessas possíveis saída, o dirigente se vê obrigado também a sondar o mercado pensando em reposição de peças.

Roger se recupera e Grêmio viaja para Goiânia com time definido

O meia Roger, que saíra mais cedo treinamento do Grêmio na tarde de quarta-feira, com uma torção no tornozelo, trabalhou normalmente na manhã desta quinta e está confirmado na delegação que viaja às 17 horas para Goiânia. Com isso, o time tricolor está definido para encarar o Goiás, no jogo marcado para as 18h20 deste sábado, no estádio Serra Dourada.
O técnico Celso Roth terá três desfalques certos para esse jogo, mas já escolheu - ao menos pelo que ficou demonstrado nos treinamentos - os substitutos. O zagueiro Pereira e o volante Eduardo Costa, que cumprirão suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido na partida contra o Fluminense no último domingo, serão substituídos, respectivamente, por Jean e William Magrão. E Marcel entra no lugar de Perea, atacante que serve a seleção da Colômbia.
Marcel, que recém retornou ao clube e ainda não começou uma partida como titular, está entusiasmado com a primeira grande oportunidade. "Se a chance for confirmada tenho que agarrar da melhor forma possível e me esforçar ao máximo para fazer um bom jogo", comentou o avante, que ganhou a disputa com pelo menos outros três atletas: Soares, Jonas e Rodrigo Mendes.
Quanto a Jean, que pouco aproveitado na temporada chegou a pensar até em deixar o clube, a vaga vem num jogo que ele considera complicado. "O Goiás tem bons jogadores, está precisando vencer e merece todo o nosso respeito", afirmou o zagueiro, que terá como parceiros, com a missão de manter o Grêmio como defesa menos vazada do Brasileirão, Léo e Réver.

Hertha Berlim observa e quer levar Léo e Rafael Carioca do Grêmio

O diretor de futebol do Grêmio, Rodrigo Caetano, admitiu na manhã desta quinta-feira que representantes do Hertha Berlim, da Alemanha, estiveram no Olímpico observando atletas, durante a partida do último domingo, contra o Fluminense.
Já era de conhecimento público o interesse do futebol alemão pelo zagueiro Léo, que é atleta, também, da seleção olímpica do Brasil. A novidade, agora, é a vontade de levar para a Europa, também, o volante Rafael Carioca, que há pouco assumiu uma vaga no time gremista. Rafael ganhou uma vaga na equipe na véspera de começar o Brasileirão devido a uma lesão muscular que afastou William Magrão do time.
O presidente do Grêmio, Paulo Odone, já admitiu que "teremos de vender pelo menos um atleta", nesta metade de ano, quando abre a janela de transferências para o futebol europeu. Talvez acabe vendendo dois de uma vez só, para o mesmo clube.
Os alemães do Hertha,segundo as informações colhidas,permanecerão mais alguns dias no Brasil, dando seqüência às observações. A relação do Grêmio com o futebol da Alemanha se estreitou muito depois do sucesso do atacante Carlos Eduardo, que vendido para o Hoffenhein em 2007.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Roger torce o tornozelo, mas DM acredita que ele joga em Goiás

O meia Roger, principal estrela do time do Grêmio que faz ótima campanha na arrancada do Campeonato Brasileiro, saiu mais cedo do treinamento da tarde desta quarta-feira. Sozinho, ele torceu o tornozelo e deixou o gramado suplementar, indo imediatamente começar o tratamento para garantir sua presença na delegação que nesta quinta-feira viaja para Goiânia, onde no sábado o time encara o Goiás.
Segundo informou o médico Márcio Bolzoni, em nome do DM gremista, o caso não é grave e o jogador deverá ter condições de jogar no Serra Dourada. Entretanto, somente na manhã desta quinta, após nova avaliação, o meia será confirmado no elenco que viaja.
A ausência de Roger seria um prejuízo enorme ao time do técnico Celso Roth, pois já são certos outros três desfalques. O zagueiro Pereira e o volante Eduardo Costa estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Perea serve a seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Para o lugar de Pereira, o escolhido por Roth é Jean. No lugar de Eduardo Costa jogará William Magrão, e apenas no ataque segue a dúvida, sendo que das quatro opções do técnico, Soares e Marcel são os candidatos mais fortes. No final da tarde desta quarta, Magrão falou sobre seu retorno e disse que espera recuperar a condição de titular no meio-campo gremista, condição que manteve no primeiro semestre do ano, antes de sofrer uma lesão muscular.
"infelizmente me lesionei na estréia do Brasileiro, mas agora, recuperado, recebo uma nova chance e espero ajudar o time a conquistar mais uma vitória", disse o volante, que na partida contra o Goiás, atuará numa função mais recuada do que normalmente faz. Um dos goleadores do Grêmio na temporada, com cinco gols, atuando com mais liberdade, ele informa que "dessa vez o professor disse que vou ser o primeiro homem de marcação no meio".

Quatro brigam por vaga do colombiano Perea no ataque do Grêmio

Está acirrada a disputa por uma vaga no ataque do time do Grêmio. Com a ausência de Perea, que foi servir a seleção da Colômbia que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo, quatro atletas estão de olho na posição. São eles Soares, Marcel, Jonas e Rodrigo Mendes. O escolhido fará dupla com Reinaldo.
A princípio a chance maior está com Soares, que era titular até duas rodadas atrás, enquanto Reinaldo recuperava-se de uma torção no joelho. Ele tem, o estilo de movimentação parecido com o de Perea. Mas o técnico Celso Roth, que gosta de fazer mistério para confundir os treinadores adversários, nada confirma.
"A equipe será definida com os trabalhos da semana. Todos os atletas são avaliados de acordo com os jogos e também com o rendimento nos treinamentos", comentou o treinador na sua entrevista coletiva do final da tarde de terça.
Pelo número de gols marcados na temporada, não há grandes vantagens entre os quatro concorrentes à vaga. Marcel, que chegou há pouco ao clube e ainda não começou um jogo como titular; e Rodrigo Mendes, que também não teve chance de iniciar uma partida, ainda não marcaram. Jonas, por sua vez, marcou três gols em 2008 e Soares apenas dois.

No sábado, Grêmio enfrenta o mau retrospecto em Goiás

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, sábado (14/6), o Grêmio enfrenta o Goiás no Serra Dourada, e terá um desagradável tabu a ser quebrado. Em Goiânia, o time gaúcho não vence uma partida há 11 anos e sete meses.
Nos tempos do técnico Luiz Felipe Scolari, o time tricolor ganhou pela última vez na capital goiana. Dia 5 de dezembro de 1996 fez 3 a 1 no Goiás pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram dez jogos, quatro empates e seis derrotas.

A equipe atual já teve a chance de acabar com o tabu nesta temporada, na segunda fase da Copa do Brasil, mas acabou perdendo de 2 a 1 para o Atlético-GO. "Lá é sempre difícil", resume o técnico Celso Roth. Ano passado, o Tricolor conseguiu um empate sem gols com o alviverde, mas nas duas temporadas anteriores o desempenho foi desastroso.
Em 2006 a equipe então comandada por Mano Menezes levou 4 a 0 do Goiás no Serra Dourada. O mesmo placar aconteceu na série B de 2005, quando a equipe gaúcha foi à Análpolis - 54km de Goiânia - e perdeu para a Anapolina.

Alex Dias é oferecido ao Grêmio, mas Roth não mostra interesse

O veterano atacante Alex Dias, que recentemente rescindiu contrato com Goiás, foi oferecido ao Grêmio. O jogador sonha em seguir os passos de Romário e atuar até os 40 anos, mas o clube gaúcho demonstra pouco interesse em contar com seu futebol. Mesmo elogiando, o técnico Celso Roth acredita que ele teria pouco espaço no atual elenco.
De acordo com o empresário João Rodrigues Cocá, Alex Dias tem opções, mas o interesse maior é atuar no Olímpico. "Tivemos algumas propostas, uma da França, mas a prioridade é ficar no Brasil", revelou. Aos 36 anos, o atacante acredita que ainda tem muito a dar dentro de campo.
"Quero provar que tenho condição de fazer como o Romário e jogar até os 40 anos. Minha vontade é grande, qualquer profissional gostaria de ser de um clube grande", comentou. No entanto, o comandante do plantel tricolor não se empolga com a possibilidade.
Roth trabalhou com Alex Dias em 2004, no Goiás, quando ele foi vice artilheiro do Campeonato Brasileiro. "Sou suspeito para falar, ele teve um momento muito bom comigo. Ainda tem vitalidade, qualidade técnica, mas estou satisfeito com as alternativas no elenco do Grêmio", sentenciou.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Seqüência de três clássicos mexe com os ânimos da dupla Gre-Nal

Com o sorteio da Copa Sul-Americana confirmando o clássico gaúcho na primeira fase, Inter e Grêmio começam a se preparar para a seqüência de três Gre-Nais. Pelo lado vermelho, cresce a necessidade de definir um novo técnico, para iniciar o quanto antes uma reação no Campeonato Brasileiro. Os azuis, em alta, querem superar o rival como uma forma de recompensa pela má campanha no Gauchão.
Na oitava rodada do Brasileirão (29/6), o Olímpico será palco do primeiro Gre-Nal de 2008. Até lá o Colorado, mal na tabela (17º, com 4 pontos), espera ter novo comandante e um time montado. Uma vitória no clássico daria ânimo na busca pela recuperação.
"Estamos encontrando dificuldades de negociação, o mercado é restrito. Eu gostaria de ter definido isso 24 horas depois da saída do Abel Braga. Isso prejudica, é ruim o grupo trabalhar com um assunto pendente", considerou o vice de futebol Giovanni Luigi.
Os eternos rivais ainda não se enfrentaram nesta temporada. Pelo Estadual, Inter alcançou o título sem cruzar pelo Tricolor, eliminado nas quartas-de-final. "Infelizmente ainda não aconteceu esse ano por incompetência nossa, mas em pouco mais de 30 dias teremos três. Pra quem estava com saudade é ótimo. Às vezes uma equipe não está tão bem, mas vence e se encorpa, o clássico regional tem esse poder", analisou o técnico gremista Celso Roth.
Logo em seguida, no início de agosto, a dupla Gre-Nal estréia na Copa Sul-Americana em confronto direto. As datas não estão definidas, mas o primeiro clássico será no Beira-Rio, e o Grêmio terá a vantagem de decidir em casa a classificação para a próxima fase da competição.

Após consulta à Fifa Grêmio se conforma e Tcheco só joga em agosto

Agora é definitivo: o meia Tcheco, recontratado pelo Grêmio e já treinando no Olímpico há uma semana, só poderá jogar pelo clube gaúcho em agosto. Uma consulta feita à Fifa, teve como resposta a orientação para que o atleta não seja escalado antes de dois meses.
"Fizemos a pergunta à Fifa, por orientação da CBF, e a resposta é de que seria um risco se escalássemos o Tcheco e assim, prudentemente, vamos aguardar", afirmou na tarde desta terça-feira o diretor de futebol do Grêmio, André Krieger.
O acerto entre o Tricolor e o meia, que determinou o seu retorno a Porto Alegre após um semestre no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, ocorreu antes de a CBF ter repassado aos clubes brasileiros a informação de que atletas vindos de transferências internacionais só poderiam ser utilizados a partir da janela de agosto.
Krieger acrescentou que no momento não há nenhuma outra alternativa para tentar dar condições legais de jogo a Tcheco, como por exemplo uma ação na Justiça do Trabalho para que o jogador exercesse imediatamente sua profissão, "mas isso poderia colocar o clube em risco".
A única possibilidade, finalizou o dirigente, seria um movimento conjunto, pois vários clubes brasileiros têm jogadores na mesma situação. "Entre eles estão o Goiás e o Atlético Paranaense, mas só assim, criando-se uma nova situação em nível nacional, pode haver uma solução e por hora não tomaremos nenhuma providência", concluiu Krieger.

Copa Sul-Americana terá Gre-Nal já na primeira fase

A estréia dos gaúchos na Copa Sul-Americana não poderia ser mais emocionante. No sorteio realizado em Buenos Aires, nesta terça-feira, foi confirmado que, já na primeira fase, haverá clássico Gre-Nal, a exemplo do que aconteceu em 2004. Só um sairá vivo dos duelos e poderá seguir na busca pelo título inédito.
Na montagem dos confrontos, a Conmebol confirmou os embates entre os oito representantes brasileiros. Dessa forma, a estréia da dupla gaúcha acontece no Beira-Rio (datas não definidas), e a decisão de quem se classificará será no Olímpico.
Insatisfeito com o formato do sorteio, o presidente tricolor, Paulo Odone, critica o favorecimento aos argentinos. "Gre-Nal mobiliza a torcida, dá renda, mas metade dos brasileiros se matam enquanto Boca Juniors e o River Plate já estão classificados e esperam. Isso não tem explicação", considerou em entrevista para a TvCom.
Mais positivo o presidente colorado, Vitório Píffero, lembra que "estávamos em déficit de clássicos e garantimos quatro Gre-Nais no ano (somado os dois do Brasileirão). Já vamos começar a projetar espaço nos estádios para as torcidas", salientou.
Em 2004, os clubes gaúchos também se enfrentaram na primeira fase da Copa Sul-Americana. Quem se deu melhor foi o Inter, que venceu em casa (2 a 0) e mesmo levando 2 a 1 na partida de volta, no Olímpico, ficou com a vaga.

Tcheco diz que não tem condições físicas para estrear no Grêmio

Enquanto não sabe quando poderá fazer sua estréia no Grêmio, o meia Tcheco afirma que precisa treinar mais até alcançar o preparo físico ideal para ser escalado pelo técnico Celso Roth. O clube ainda estuda a possibilidade de liberá-lo legalmente, e contratou um advogado na Suíça para auxiliar nos trâmites com a Fifa.
A entidade máxima do futebol não permite negociações internacionais fora da janela de transferências. Tcheco, que veio da Arábia Saudita, só poderia atuar em agosto. "Estou ansioso, mas enquanto não há nada concreto tenho que melhorar. Nesse final de semana eu não teria condição física para jogar", revelou.
Com um representante na Suíça, o Tricolor espera apresentar sua proposta o mais rápido possível. "O Tcheco é brasileiro e não pode ser impedido de trabalhar", ressaltou o diretor de futebol André Krieger.
"Continuo na expectativa, porque treinar sozinho é sempre ruim. Temos argumentos para mudar isso. O Atlético-PR já escalou um jogador (Fahel) na mesma situação que a minha, e existem outros clubes interessados nessa liberação", finalizou Tcheco.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

TIME PG J V E D GP GC SG
1
Flamengo 13 5 4 1 0 11 2 9
2
Cruzeiro 13 5 4 1 0 9 1 8
3
Náutico 10 5 3 1 1 7 3 4
4
Grêmio 10 5 3 1 1 6 3 3
5
Atlético-PR 8 5 2 2 1 8 3 5
6
Sport 8 5 2 2 1 5 4 1
7
Vasco 7 5 2 1 2 6 5 1
8
Vitória 7 5 2 1 2 5 4 1
9
Botafogo 7 5 2 1 2 5 6 -1
10
Palmeiras7 5 2 1 2 4 6 -2
11
São Paulo 6 5 1 3 1 7 4 3
12
Atlético-MG6 5 1 3 1 15 7 -2
13
Coritiba 5 5 1 2 2 6 6 0
14
Portuguesa 5 5 1 2 2 10 12 -2
15
Ipatinga-MG5 5 1 2 2 3 6 -3
16
Figueirense 5 5 1 2 2 7 15 -8
17
Internacional 4 5 1 1 3 5 8 -3
18
Santos 4 5 1 1 3 5 8 -3
19
Goiás 3 5 0 3 2 3 9 -6
20
Fluminense 1 5 0 1 4 2 7 -5
PG - pontos ganhos; J - jogos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas;GP - gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols

Grêmio e Inter acompanham sorteio da Sul-Americana

Grêmio e Inter ficaram fora da Libertadores da América 2008 e tiveram de se contentar com a Sul-Americana como competição internacional da temporada. E resolveram valorizá-la, até porque existe o histórico duelo Gre-Nal em jogo, e os presidentes dos dois clubes estão em Buenos Aires, onde nesta terça ocorre o sorteio dos grupos.
Paulo Odone, do Grêmio, e Vitório Píffero, do Inter, estarão às 11 horas na Associação de Futebol Argentino (AFA), e a mobilização gaúcha para a competição e tamanha que a TVCom, canal de televisão de Porto Alegre promete transmissão ao vivo.
Além dos dois grandes clubes do Rio Grande do Sul, representarão o Brasil na Copa Sul-Americana o São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Vasco e Atlético Paranaense. A competição inicia no dia 30 de julho, vai até 3 de dezembro e segundo a Conmebol a maior novidade nesta temporada será a participação dos clubes mexicanos desde a primeira fase, a exemplo do que já ocorre na Libertadores.

Dos Santos, apagado no Grêmio, pode voltar para o Paraguai

Praticamente abandonado no elenco do Grêmio, o meia paraguaio Dos Santos pode estar próximo de acertar o retorno ao seu país. De acordo com o jornal Abccolor, de Assunção, o Cerro Porteño pretende repatriar o jogador. A diretoria gaúcha, contudo, não confirma negociação.
Dos Santos se tornou profissional no Cerro Porteño em 2002, e depois de cinco temporadas se transferiu para a Alemanha, dando início a uma carreira de reserva. Não se firmou no Bayern de Munique nem no Wolfsburg. Tentou - e não conseguiu - melhor sorte no Almería, da Espanha, e no início de 2008 chegou no Olímpico, onde poucas vezes foi aproveitado.
Com o desejo de ir embora do Brasil, o meia está perto de acertar com seu primeiro clube. "Não é do nosso conhecimento. Há apenas especulação da imprensa que o Cerro Porteño quer contar com ele", desconversou o diretor de futebol, André Krieger.

Espanyol não quer mais Eduardo Costa, que pode ficar no Grêmio

O Grêmio recebeu boa notícia no início desta semana e vê crescerem as chances do volante Eduardo Costa seguir trabalhando no Olímpico no restante do Campeonato Brasileiro. O Espanyol, de Barcelona, dono dos direitos federativos do jogador, não o quer de volta e pretende negociá-lo.
Nesta segunda-feira o presidente da equipe catalã, Daniel Sánchez Libre, afirmou ao jornal Ás que o atleta não vestirá mais a camisa do Espanyol. Assim, o seu empréstimo, que encerra em Julho, tem mais possibilidade de ser renovado.
"Ainda é cedo para falar. O clube detém o passe, mas não está disposto a contar com ele. O resto é especulação, e precisamos aguardar", frisou o vice de futebol tricolor, André Krieger.
A vontade de Eduardo Costa é permanecer no Olímpico, mas pode acabar sendo negociado com algum clube europeu, que renderia mais dinheiro ao clube espanhol. Os portugueses Benfica e Sporting já manifestaram interesse no jogador.

Com três desfalques, Roth destaca a força do elenco gremista

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro o técnico Celso Roth será obrigado a mudar os três setores do time do Grêmio. O comandante mostra confiança e destaca a qualidade do grupo, que tem boas opções para os dois jogadores suspensos, além do atacante Perea, que vai defender a seleção colombiana e não enfrenta o Goiás, no sábado.
Com três cartões amarelos, o zagueiro Pereira e o volante Eduardo Costa estão fora da partida da sexta rodada do Brasileirão. "É complicado, mas tenho várias boas alternativas. A questão é escolher quem estiver melhor". Para a defesa, Jean e William Thiego são os candidatos. No meio-de-campo, William Magrão e Amaral são os mais cotados.
O colombiano Perea, que marcou os dois gols na vitória sobre o Fluminense no último domingo, volta à seleção. "Podemos usar o Soares, o Reinaldo está dando resposta, e o Marcel está com boas condições. Felizmente esse é o nosso grupo", concluiu o técnico.
Satisfeito com o rendimento da equipe, que ocupa a quarta colocação com 10 pontos, o esquema gremista deve ser mantido no 3-5-2 contra o Goiás. "Lá é sempre difícil, e teremos mais uma decisão pela frente", analisou Roth.

domingo, 8 de junho de 2008

Perea faz dois e se afirma como artilheiro do Grêmio na temporada

O atacante Perea, que não havia participado da partida do final de semana passado, única derrota do Grêmio na temporada - 2 a 1 para o Vasco -, porque estava servindo a seleção da Colômbia, retornou ao time neste domingo, e foi o principal jogador do time, fazendo os dois gols da vitória sobre o Fluminense por 2 a 1.
O jogador saiu de campo ovacionado pela torcida, mas dizendo que mais importante que aumentar seu número de gols foram os três pontos. "O que interessava era a vitória, diante de uma equipe difícil", declarou o colombiano, que totaliza dez gols no ano, três deles no Brasileirão.
Perea, após dizer, na saída do gramado, que voltou a jogar com confiança após ter passado por um jejum que o intranqüilizava, disse que a reviravolta ocorreu "com a ajuda dos meus companheiros".
Ele marcou o primeiro dos dois gols no Fluminense aos 22min do primeiro tempo, mostrando oportunismo, após o rebote dado pelo goleiro Fernando Henrique. O segundo saiu aos 10min da etapa final, num contra-ataque, quando da entrada da grande área bateu forte e rasteiro no canto direito da neta inimiga.
Esforçado, ainda recebeu um cartão amarelo nos instantes finais da partida, mas nada que diminuísse sua importância na partida, na qual foi o principal destaque.

Grêmio 'ignora' titulares do Flu e vence o finalista da Libertadores

Finalista da Copa Libertadores, o Fluminense usou na chuvosa tarde deste domingo a sua equipe principal pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. Mas os comandados de Renato Gaúcho não foram páreo para o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Guiados por Roger e Perea, os donos da casa venceram o duelo de tricolores por 2 a 1.
Assim, o representante gaúcho volta a vencer no Campeonato Brasileiro e segue na linha de frente da tabela, ao contrário dos cariocas, que afundam na lanterna da competição.
O gol de Dodô, em cobrança de pênalti, não foi suficiente para o Fluminense, empacado em 20º colocado com um ponto. A luta pela reação na tabela continua contra o Santos (12/6) e o Coritiba (22/6). Depois, o foco vai para a primeira final da Libertadores da América, contra a LDU, do Equador.
A equipe de Celso Roth chega aos 10 pontos graças à grande atuação do camisa 10 e aos dois gols do atacante colombiano. Na próxima rodada, sábado (14/6), tenta manter o bom momento enfrentando o Goiás no Serra Dourada.
Com a bola no chão, as duas equipes jogavam limpo, dando ritmo veloz ao início equilibrado do confronto. Os donos da casa tinham mais posse de bola, mas os cariocas, bem posicionados, tocavam a bola com qualidade e controlavam a postura agressiva do adversário. Mas na insistência a equipe gremista conseguiu sair na frente.
Aos 23min o meia Roger, de atuação destacada, cobrou escanteio da esquerda. Pereira cabeceou bem e Fernando Henrique salvou, mas Perea, oportunista, estava na pequena área para aproveitar o rebote: 1 a 0. Abalado com o gol, o Fluminense perdia o meio-de-campo e não conseguia atacar. Thiago Neves quase empatou numa bela cobrança de falta aos 44, que a bola passou rente ao travessão, mas o resultado não mudou até o intervalo.
Insatisfeito com a vantagem, o time gaúcho voltou do intervalo pressionando. E não demorou para o colombiano Perea fazer seu segundo gol. Aos 10, ele recebeu na esquerda, passou pelo marcador e, de bico, colocou no canto direito. O 2 a 0 tirou a tranqüilidade do Fluminense. Thiago Neves acertou uma cotovelada em Felipe Mattioni, foi expulso e gerou pequeno tumulto.
Com um a mais em campo, o tricolor gaúcho tomou controle total do jogo, e trocava passes sem pressa enquanto a torcida pedia "olé". Numa bola alçada na área, Reinaldo cometeu pênalti em Dodô. O atacante cobrou forte, no canto direito, sem chances para Victor: 2 a 1. Embalado, o Fluminense foi pra cima, chegou a pressionar, mas a reação veio tarde demais e o resultado já estava definido.

GRÊMIO
Victor; Léo, Pereira e Réver; Felipe Mattioni (Anderson Pico), Eduardo Costa (Amaral), Rafael Carioca, Roger e Hélder; Reinaldo (Makelele) e Perea
Técnico: Celso Roth
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Luiz Alberto, Thiago Silva e Roger; Ygor (Arouca), Darío Conca, Thiago Neves e Dodô; Cícero (Maurício) e Washington (Tartá)
Técnico: Renato Gaúcho
Data: 8/6/2008 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Evandro Roman (Fifa/PR)
Assistentes: José Pontarolo e José Carlos Passos (PR)
Cartões amarelos: Ygor, Luiz Alberto, Dario Conca (Fluminense); Felipe Mattioni, Eduardo Costa, Pereira, Roger, Reinaldo, Perea (Grêmio)Cartão vermelho: Thiago Neves (Fluminense)
Gols: Perea (aos 23min do primeiro tempo); Perea (aos 10min), Dodô (aos 32min do segundo tempo)

Tricolores gaúcho e carioca buscam vitória e reação no Sul

Os tricolores Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, em situações bem diferentes na tabela, mas com objetivos parecidos. A palavra-chave das duas equipes é recuperação. A questão é que o Tricolor gaúcho, em quinto lugar com sete pontos, está numa situação pior do que o Flu, lanterna com apenas um ponto em 12 disputados. A torcida gremista vive às turras com o técnico Celso Roth, enquanto a do Tricolor carioca está em lua-de-mel com Renato pela campanha espetacular na Libertadores.
A TV Globo transmite a partida ao vivo para todo Brasil, menos Porto Alegre, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir de 15h50m.

Balança de tricolores
O jogo no Olímpico, portanto, deve apresentar uma situação curiosa: os gremistas certamente voltarão a ovacionar Renato, maior ídolo da história do clube, mas é improvável que faça o mesmo com o ainda contestado Celso Roth, que vem recebendo vaias quando seu nome é anunciado no sistema de som do estádio. Para o meia Roger, é uma situação absolutamente normal.
- A torcida se manifesta de maneira favorável ou contrária a partir do que acontece dentro de campo. Um pedido meu (para que a torcida não vaie Roth) não vai convencer ninguém.
O Grêmio prega todo o respeito do mundo ao Flu. O próprio Roger, apresentado ao futebol brasileiro pelo clube das Laranjeiras, acredita que a classificação do adversário à final da Libertadores prova que trata-se de um dos melhores times do continente. Para encarar a pedreira, a equipe gaúcha conta com o retorno do atacante Perea, que foi desfalque na derrota de 2 a 1 para o Vasco porque estava a serviço da seleção colombiana. Ele formará ataque com Reinaldo. Na lateral esquerda, Hélder deve voltar. No outro flanco, o Grêmio não terá Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Felipe Mattione terá sua chance.
Durante a partida, Roth poderá colocar em prática a variação do 3-5-2 para o 4-4-2, com a passagem de Réver para a função de volante e a liberação de Rafael Carioca para auxiliar Roger na articulação. O camisa 10 reclamou durante a semana que está isolado na função e, por isso, acaba desgastado.

Enfim, os titulares
No lado tricolor, Renato escalará pela primeira vez no Brasileirão seus principais jogadores. A única ausência está na lateral esquerda. Junior Cesar, com dores musculares devido ao excesso de jogos, será substituído por Roger, outro ídolo gremista, campeão da Libertadores de 1995. O atacante Dodô, que tem cobrado uma chance no time titular, pode ganhá-la nesta partida. Nesse caso, entraria no lugar de Cícero.
A última colocação, segundo Renato, não é problema para o Fluminense. O treinador tricolor faz questão de dar crédito ao grupo e apostar que o time ainda vai longe na competição.
- Nós traçamos um planejamento e estamos cumprindo. Quem tudo quer, nada tem. Estamos a cinco metros da Libertadores do ano que vem. Nós, Corinhians e Sport, mais ninguém. Portanto, nossas atenções ainda estão voltadas para a Libertadores. Mas já avisei para quem quiser se aproveitar de nós, que a hora é agora. Podem escrever que se o Fluminense ganhar a Libertadores, vai brigar pelo Brasileiro também. No ano passado, só não brigamos com o São Paulo porque não tínhamos atacantes de área, agora temos.

Pela 1ª vez com força máxima, Fluminense visita o Grêmio no Olímpico

Classificado para a final da Libertadores, o Fluminense vai usar neste domingo a sua força máxima pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. A equipe carioca vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio no estádio Olímpico, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da competição. Os donos da casa, que no último sábado sofreram diante do Vasco sua primeira derrota no torneio, tentam voltar ao G-4 (grupo de classificação para a próxima Libertadores).
Passadas quatro rodadas do Brasileirão, a equipe carioca se encontra na última colocação, com apenas um ponto, fato que não parece estar incomodando o técnico Renato Gaúcho, mais preocupado em conter a euforia de seu grupo pela inédita classificação para a final da Copa Libertadores, ocorrida na última quarta-feira.
Renato diz que a lanterna nesta arrancada no Brasileiro "não incomoda nem um pouco, até porque, tudo está acontecendo dentro do nosso planejamento". O técnico sabe, entretanto, que somar pontos é importante para evitar complicações futuras e é exatamente por isso que apenas o lateral-esquerdo Júnior César será poupado, entrando em seu lugar Roger, que assim como o próprio Renato é um dos grandes heróis da história gremista e certamente será - mais uma vez - aplaudido pela torcida gremista neste domingo.
E assim como o time visitante, também o Grêmio terá apenas um desfalque nesta partida e esse é igualmente um lateral. Paulo Sérgio, que atua pelo lado direito do time, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o jovem Felipe Mattioni será o substituto.
Com isso, a estrutura tática se mantém, mesmo que o meia Roger tenha reclamado durante esta semana que se sente sobrecarregado pelo fato de ser o único homem de criação no 3-5-2 do técnico Celso Roth. Apesar dos resmungos do atleta, o treinador nada muda. "Ele tem que ir para o sacrifício", declarou Roth, como que admitindo que a estrela do time está sendo muito exigida..
O Grêmio terá, contra o Fluminense, o retorno do atacante Perea, que não atuou contra o Vasco no último final de semana porque servia a seleção da Colômbia. Ele fará dupla ofensiva com Reinaldo, novo titular, após ter ganhado a posição de Soares.

Grêmio é superior ao Fluminense nos confrontos diretos

Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho leva vantagem no histórico dos confrontos diretos, joga no Olímpico e espera aproveitar o momento do adversário, que desembarca em Porto Alegre mais focado na Libertadores da América.
Em 32 encontros no Brasileirão, o Tricolor gaúcho venceu 13, contra 11 dos cariocas, além de oito empates. No Olímpico, a vantagem é maior nos 15 jogos: oito vitórias, três empates e quatro derrotas.O fator casa é importante no duelo, tanto que o Fluminense, no Rio de Janeiro, ganhou sete vezes, além de cinco empates e cinco derrotas.
No ano passado, o Grêmio fez 2 a 0 em casa no primeiro turno. No segundo, no Maracanã, houve empate por 1 a 1.
Neste domingo as equipes fazem a partida em momentos diferentes. Os gaúchos estão no quinto lugar com sete pontos, e tentam se aproximar da liderança. Os cariocas, na final da Libertadores, ocupam a lanterna da competição nacional, com apenas um ponto em quatro jogos.

GRÊMIO X fluminense
Jogos: 32
Vitórias do Grêmio: 13
Vitórias do Fluminense: 11
Empates: 8
Gols do Grêmio: 37
Gols do Fluminense: 36

sábado, 7 de junho de 2008

O Grêmio entra em campo neste domingo contra um Fluminense finalista da Taça Libertadores, adversário preocupante. Na manhã deste sábado, o Grêmio realizou um treino mais leve no estádio Olímpico, onde foi confirmado o 3-5-2 pelo técnico Celso Roth. Para enfrentar o Flu, que virá com força máxima para recuperar-se no Campeonato Brasileiro, Pereira aposta no apoio da torcida como reforço. – A nossa equipe está preparada para fazer um bom jogo. Nosso time é forte e a torcida tem comparecido e ajudado bastante. Nós sabemos que com essa parceria o Grêmio tem tudo para fazer um bom campeonato – disse Pereira. Neste sábado, Peréa, preservado no treino de sexta, participou normalmente, e vai formar dupla com Reinaldo contra o adversário carioca. Bruno Teles, que chegou a treinar como titular da lateral esquerda durante a semana, não está concentrado para o jogo. O time provável do Grêmio terá Victor, Leo, Pereira e Réver; Felipe, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger e Helder; Reinaldo e Peréa. A entrada de Rafael Carioca atende apelo de Roger, que afirmou estar se sentindo sobrecarregado por ser o único armador do time. – Esse adiantamento do Rafael, jogando de um lado, facilita não por ele adiantar, e sim por ele ocupar um espaço de campo que aí não fica tão grande para eu poder me movimentar – explicou Roger.


Lista de relacionados
Goleiros:
Victor e Marcelo Grohe
Zagueiros:
Leo, Pereira e Réver
Laterais:
Felipe, Helder e Anderson Pico
Volantes:
Eduardo Costa, Rafael Carioca, Amaral e Makelele
Meias:
Roger, Soares e William Magrão
Atacantes:
Reinaldo, Peréa, André Luís e Marcel
O meia Tcheco estará no Olímpico na tarde deste domingo, dia em que o Grêmio recebe o Fluminense, partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, ainda sem condições legais de jogo, ele estará assistirá o jogo de camarote. Por enquanto, ele só treina e talvez a estréia só possa ser feita em Agosto.
O clube gaúcho estuda formas de convencer a FIFA a liberar o atleta para ser aproveitado imediatamente e até um advogado que trabalha na Suíça está sendo acionado para buscar esclarecimentos junto à entidade. Mas como a determinação é de que jogadores que passaram por transferências internacionais só tenham condições de jogo em Agosto, o mais provável é que Tcheco fique dois meses apenas treinando e mantendo a forma física.
"Eu gostaria de já começar a jogar, mas tudo vai depender do que a diretoria definir" já disse o meia, que atuou no Grêmio até o final de 2007 e, depois, passou um semestre no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O curto período longe de Porto Alegre, avalia o jogador, foi importante para sua carreira. "Foi bom para dar uma respirada", resumiu Tcheco.
O jogador lembrou, na tarde deste sábado, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a ida para o futebol árabe veio em bom momento porque no Brasileirão do ano passado "a situação ficou ruim para mim após a lesão do Alex Mineiro".
Tcheco referia-se ao lance no jogo contra o Atlético-PR, quando acidentalmente acertou um chute no rosto do avante da equipe paranaense, que em conseqüência sofreu fraturas. O jogador sofreu muitas críticas, mesmo que, como lembrou, tenha pedido desculpas a Alex e esse as tenha aceitado.
Esta próxima semana será decisiva para Tcheco, pois a Fifa deverá se posicionar de forma definitiva, sobre a possibilidade de poder jogar logo ou não. Tcheco já estava acertado com o Grêmio quando, a três dias do começo do Campeonato Brasileiro, veio a nova determinação, via CBF, de que jogador oriundo de transferência do exterior só poderia jogar em agosto.

Motivo

Estou criando esse blog, para ajudar os gremistas a ficarem por dentro de tudo o que acontece no nosso time.
Vou postar aqui notícias relacionadas ao Grêmio e tudo mais o que se diz a respeito do tricolor!
Conto com o apoio de vocês para que esse blog cresça a cada dia mais!
saudações tricolores!
Um abraço!!=]
Artur